sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Noticia importante

O primeiro Centro Renal Pediátrico público no Estado do Pará foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 11, pelo governador Simão Jatene. O espaço, implantado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia do Pará, possui 10 máquinas de hemodiálise e tem capacidade para atender 36 pacientes na faixa de zero a 18 anos.

Crianças e adolescentes que antes tinham que dividir a fila de espera com pacientes adultos e idosos para as sessões de hemodiálise, agora terão um ambiente humanizado voltado especificamente para eles. De imediato, 14 crianças que faziam o tratamento no Hospital de Clínicas e outras três que eram atendidas no Hospital Ophir Loyola passarão a ser tratados no novo centro pediátrico. “O tratamento de diálise, por si só, é um processo traumático que leva sofrimento para as crianças. Estamos dando um olhar diferenciado para que elas sejam atendidas da melhor forma possível, com atenção humanizada e adequada para a idade delas”, ressaltou a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Rosemary Góes.

Tassio Mateus Souza sabe muito bem a que sofrimento Rosemary se refere. Os primeiros sintomas da doença apareceram aos dois meses de vida. Hoje com 13 anos, o garoto carrega um histórico de 23 intervenções cirúrgicas e uma infância inteira de tratamentos em hospitais do governo. Transplantado, ele agora tem um novo rim e está curado. A mãe, Jaciara Souza, agradeceu o atendimento recebido pelos dois durante todo esse tempo. “Meu filho foi acompanhado por ótimos profissionais, que sempre nos auxiliaram nessa batalha contra a doença. A implantação deste novo centro é uma vit[oria, tenho certeza que muitas mães e pais ficarão aliviados por poder contar com esse serviço”, disse Jaciara Souza.

Quem também fez questão de agradecer pela iniciativa estadual foi Belina Soares, diretora da Associação dos Renais Crônicos do Pará, que parabenizou o governador pelo novo centro e disse que há muito tempo os renais crônicos esperavam por uma unidade como essa. “Não tenho nem palavras para agradecer o bem que o governo está trazendo para essas pessoas. Obrigada governador pelas vidas que o senhor está salvando”.

Com a entrega de mais um centro de hemodiálise, o Governo do Estado agora abre a contagem regressiva para zerar a fila de espera da hemodiálise no Pará. “Quando assumimos o governo tínhamos 273 pessoas a espera de hemodiálise. Já zeramos essa fila em vários municípios paraenses, mas a nossa principal é acabar de uma vez por todas com essa espera interminável em todo o Estado. E isso, vai começar a acontecer a partir da próxima semana, com a entrega do Centro Especializado em Hemodiálise”, garantiu o governador. A unidade, com inauguração prevista para a próxima segunda-feira, 17, funcionará no antigo ambulatório da Polícia Militar, no Bairro Batista Campos, e disponibilizará mais 35 máquinas de hemodiálise.

Modernidade - A coordenadora do Centro Renal Pediátrico, Monique Calandrini, explicou que os novos aparelhos de hemodiálise são dotados com a mais avançada tecnologia. Das 10 máquinas, oito são destinadas para pacientes com sorologia negativa, uma para pacientes com Hepatite B e uma para pacientes renais agudos. As obras de reforma para acomodar os serviços de hemodiálise foram executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O governo investiu R$ 1,2 milhão em obras, equipamentos, mobiliários e insumos.

Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário