domingo, 20 de março de 2011

Viver o chamado Deus a ser transfigurado em Cristo


Leituras do 2º Domingo do Tempo da Quaresma – Ano A
1ª Leitura: Gn 12,1-4 = Vocação de Abraão, pai do Povo de Deus. Salmo Responsorial: Sl 32 = Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça. 2ª Leitura: 2Tm 1,8-10 = Deus nos chama e ilumina.
Evangelho: Mt 17, 1-9
Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".

Vamos refletir:


Nós Cristãos somos chamados por Deus a uma autentica conversão pela escuta da Palavra de Deus. Abrão foi chamado por Deus a sair da sua terra, da sua casa, da sua família, da sua segurança, para ir a um lugar distante, desconhecido para ser o Pai de um grande Povo, uma benção para muito, confiando na promessa de Deus (Gn 12,1-4). Somos chamados a uma vocação santa pelo chamado de Deus, não devido a nossas obras, mas em virtude do seu designo e sua graça, nos foi dada por Cristo (2Tm 1,8-10).
Como somos chamados por Deus em Cristo, Deus nos convida a ouvir o que Cristo tem a nos dizer através da escuta da Palavra, nos declarando “este é meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado – escutai-o” (cf. Mt 17,1-9). Abrindo nosso coração a uma transformação, fruto da meditação da Palavra, da escuta do Filho muito amado, transfigurando nossas ações em vida nova, em luta pelo bem comum, pela paz, pelo amor ao próximo, pela justiça testemunhando Jesus Cristo na realidade em que vivemos. Acontecendo ai uma conversão de vida, transfiguração com Cristo, tornando nosso coração o Monte Tabor, onde acontece a transfiguração do Cristo.
Neste tempo da Quaresma, aproveitemos para rezar, refletir sobre a nossa conduta de vida, sobre nossas ações e convicções, para descobrir através da escuta e meditação da Palavra de Deus o nosso verdadeiro caminho a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário