segunda-feira, 7 de março de 2011

Somos chamdos a construir a nossa casa sobre a rocha - Cristo

Leituras do 9º Domingo do Tempo Comum – Ano A

1ª Leitura: Dt 11,18.26-28.32 = Eis que ponho diante de vós benção e maldição;
Salmo Responsorial: Sl 30 = Senhor, eu ponho em vós a confiança;
2ª leitura: Rm 3,21-25.28 = O homem é justificado pela fé sem a prática da lei;
Evangelho: Mt 7,21-27 = A casa construída sobre a rocha e a casa sobre a areia.

Estamos chegando ao fim do primeiro ciclo do Tempo Comum, com isso logo entraremos no Tempo da Quaresma. Neste domingo as leituras nos levam a refletir sobre o terreno em que estamos construído nossa casa, nosso edifício. Por isso, devemos nos perguntar sobre as escolhas que estamos fazendo em nossa vida: Estamos escolhendo a rocha ou o terreno arenoso? Estamos escolhendo um caminho de benção ou de maldição? Escolhendo a vida ou a morte?

Pois bem, meus irmãos e irmãs, respondendo as essas questões que a liturgia deste domingo nos leva a refletir sobre o nosso discipulado. Jesus nos orienta a caminhar no caminho reto, no caminho da salvação, de fazer a vontade do Pai, na prática da Palavra de Deus para que assim sejamos construtores que edificam a sua casa sobre a rocha, que é o próprio Cristo. Traçando um caminho de benção na prática dos Mandamentos sendo homens e mulheres de fé.

Não sejamos insensatos, não façamos nossa construção no terreno arenoso sobre as nossas próprias verdades, as verdades do mundo, praticando a injustiça, a ganância, a competição, desejando o mal para o próximo, não praticando a vontade de Deus e nem seguindo os ensinamentos contidos na Palavra de Deus. Traçando assim um caminho de maldição, negando a Deus abandonando a prática dos Mandamentos vivendo de uma fé de aparência.

Portando, o caminho do discipulado é um caminho de renuncias, muitas vezes pedregoso, de dificuldades, mas devemos segui-lo nos alimentando da Palavra de Deus, da Eucaristia e da vivência fraterna na comunidade de fé.

Sejamos perseverantes na caminhada de benção, na observância dos Mandamentos na escuta da Palavra, construído nossa casa sobre rocha. Pois virão as tempestades da vida, mas a nossa fé não se abalará, mas sim fortalecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário