domingo, 13 de março de 2011

Converter-se tornando homem e mulher novos em Cristo

Leituras do Primeiro Domingo da Quaresma

1ª Leitura: Gn2,7-9;3,1-7 = Cristão e pecado dos primeiros pais.
Salmo Responsorial: Sl 50 = Piedade, Senhor, tende piedade.
2ª Leitura: Rm 5,12-19 = Onde abunda o pecado, ai superabundou à graça.
Evangelho: Mt 4,1-11 = Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado.

Nesta última quarta-feira, celebramos a Quarta-feira de Cinzas, por tanto o inicio do Tempo Litúrgico da Quaresma - período reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa no Evangelho. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais, ou seja, converte-se.
Neste Primeiro Domingo da Quaresma, somos convidados a fazer uma reflexão sobre as nossas opções vida. Espelhados no homem e mulher velhos que edificaram sua vida optando pela suas escolhas sendo fracos não resistindo ao mal? Ou um homem e mulher novos, com uma vida equilibrada pela paz, capaz de vencer o mal e as tentações? Eis a questão.
O homem e mulher velhos são aqueles que seguem a mentalidade de Adão e Eva, gente sem compromisso com Deus, não vive o seu projeto, capaz de aderir a projetos atraentes que destrói a si mesmo e o leva a condenação eterna. Faz suas escolhas pelo prazer, pelo agradável, saboroso, sem medir as consequências que o pecado promove na sua vida interior.
O homem e mulher novos são aqueles que constroem a sua vida na prática da verdade do Evangelho, fortalecidos pela oração, pela penitência e pela prática da caridade cristã, permitindo que Deus crie um novo coração repleto de amor.
Esse tempo quaresmal é propício, meu irmão e minha irmã, a conversão pelo silêncio a exemplo de Jesus no deserto, para que encontremos o verdadeiro caminho na nossa vida. É no silêncio que Deus nos revela por inteiro, nos achamos diante Dele e com Ele para nos encontrar verdadeiramente e nos converter. Dê essa chance para você, mude de rumo, mude de vida e se torne em Cristo um homem e uma mulher novos, renovados, repletos de amor para ser vivido na justiça e no bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário