sábado, 22 de janeiro de 2011

Homilia do 3º Domingo do Tempo Comum - ano A

Evangelho: Mt 4,12-23

Neste 3º Domingo do Tempo Comum – Ano A, somos convidados ao questionamento sobre a nossa conduta de vida. Estamos realmente nos desprendendo de nossas seguranças? Estamos deixando nossas redes, para seguir Jesus? Estamos nos lançado confiantes no projeto e chamado do Mestre? Ou, estamos, cada vez mais levado nossa vida pescando e consertas as redes, ou seja, nos nosso afazeres normais do dia a dia, nos esquecendo do seguimento a Cristo?

Pois meus irmãos e irmãs, João Batista chamou todos a conversão e batizava com o batismo de penitência, ao passo que Jesus pregava a conversão convidando ao seguimento, propondo-se como Luz. Assim vemos o chamado dos primeiros discípulos, Simão (o Pedro) e seu irmão André, Tiago filho Zebedeu , e seu irmão João. Deixam tudo e seguem Jesus. Deixa tudo, segura que tinham como pescadores, onde tiravam seus sustentos, para seguir Jesus. Não tiveram medo, mas confiança para seguir, colocaram a suas vidas a serviço do Mestre.

Eles não tiveram medo, sim confiança para deixar tudo e seguir. No entanto, nós temos medo, nos apegado na nossa própria segurança. Ficando em nosso barco, lançando nossas pobres redes, concertando-as e vendendo nosso peixe, no nosso mundinho, nos esquecendo da verdadeira seguranças, a grande Luz.

Nós hoje, como Pedro, Andre, Tiago e João, somos chamados pelo nome para seguir Jesus, deixar nossos afazeres, seguranças para seguir a grande Luz, Jesus. Ser hoje discípulo de Jesus no estado de vida em que nos deu por vocação, seja ela no Sacerdócio, na Vida Religiosa, de Consagrados e Consagradas, mas sobre tudo na Vida Matrimonial, na família testemunhando Jesus.

Pare, pense e dê o seu sim a Cristo, ao seu seguimento. Seja um discípulo de Jesus hoje. Pois o chamado é urgente e mais urgente é a nossa resposta. Diga sim e siga o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário