domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes

Não está ouvido o estrondo? Não está sentindo o vento forte? Não vê as línguas de fogo que estão sobre nós? Ainda continua mundo sem proclama a Palavra? Não entendo, hoje é Pentecostes e continuas como se não estivesse acontecendo nada! Inerte com tudo que aconteceu e esta acontecendo hoje! Acorde é festa, solenidade do Espírito Santo vivificando a Igreja e todos nós.

Os discípulos de Jesus estavam reunidos para Festa de Pentecostes ( festa das sete semanas depois da páscoa, o quimquagésimo dia, em grego pentekoste: Ex 34,22) e ouviram um grande barulho, estrondo, uma forte ventania e então apareceram línguas com se fosse de fogo, ficaram repletos do Espírito Santo (cf. At 2,1-11), foi o sopro de Deus através de Jesus Cristo Ressuscitado (cf Jo 20,19-23).

E logo depois começaram a falar, a anunciar a Palavra, pois foram enviados por Cristo como relata o Evangelista João: “ como o Pai me enviou, eu também vos enviou “. Com esse envio os Apóstolos falavam, anunciavam, com a força do Espírito Santo nas suas próprias línguas e todos que ali estavam para a Festa de Pentecostes em Jerusalém ouviam na sua própria língua, mostra para nos a universalidade da proclamação da Palavra, do anuncio até os confins do mundo.

Ali, naquele momento nasce a Igreja Missionária, a anunciadora da Palavra a todos os povos e culturas do mundo. Pois o Espírito suscita nos corações de muitos discípulos-missionários do Senhor o desejo, a coragem e dinamismo para colocar os seus dons que provém do mesmo Espírito para ir aos lugares mais lógicos para levar a Boa Nova, anunciar e testemunhar Jesus Cristo.

Hoje a Igreja movida pelo Espírito Santo, nos mostra também novas formas de anúncio e testemunho da Boa Nova, de sermos discípulos-missionários também em nossa própria terra, na nossa comunidade, na nossa família, nos lugares em que nos encontramos para estudar, divertir. Ou seja, por a serviço os dons provenientes da efusão do Espírito Santo em nós em meio, também, ao ambiente que vivemos.

Não tenhamos medo, sejamos corajosos no anúncio e testemunhas do Evangelho em todos os lugares, pois somos animados e fortalecidos pelo Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário