domingo, 20 de fevereiro de 2011

Viver o mandamento novo – o amor

Homilia do 7º Domingo do Tempo Comum - Ano A
Domingo dia 20 de fevereiro de 2011

1ª leitura: Lv 19,1-2,17,18 – Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Salmo Responsorial: Sl 102 – Bendize, ó minh’alma, ao Senhor.
2ª leitura: 1Cor 3,16-23 – Tudo é vosso. Mas, vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.
Evangelho: Mt 5,38-48 – Amai os vossos inimigos.

Neste 7º Domingo do Tempo Comum – Ano A, Jesus nos interpela, através da liturgia, a descobrirmos um caminho novo a ser seguido sobre a orientação do “mandamento novo”, amando ao extremo, não só os nossos amigos, mas, sobretudo os nossos inimigos.
Amar quem são nossos amigos, quem nos faz o bem, nos agrada se torna muito fácil, prazeroso e não tendo nada de extraordinário para o Cristão. Devemos amar sim os nossos inimigos. Uma recomendação difícil, onde nos somos chamados a perdoar, acolher e até nós humilhar diante daqueles que nos fazem o mal, nos machucam, nos traem, caluniam por sermos Cristãos. Ai estaremos fazendo o nosso papel de filhos de Deus.
Mas, por que devemos fazer isso? Eis a questão. A razão é essa: Deus criou o homem e a mulher a sua imagem, e a sua imagem os criou; Deus é santo, como somos a imagem e semelhança de Deus, Deus sendo santo, nós devemos ser santo, como Ele é santo. Somos assim chamados a ser santos. E a caminhar na santidade que é praticar o amor até as últimas conseqüências.
O Senhor nos convida a trilhar na contramão do que prega a sociedade, vivermos como irmãos em meio aos espinhos do nosso tempo, sendo santos e pecadores, aprendendo a cair e levantar com Jesus, Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário