sábado, 30 de março de 2013

Cristo vive, Ressuscitou!!!



Queridos irmãos e irmãs vivemos desde ontem, na Sexta-feira da morte de cruz do Cristo o nosso silêncio diante da morte Deus, que perdurou por todo este dia santo junto a Virgem Maria que se quebra na escuridão da noite da nossa tristeza pela morte do Senhor. Um claro, uma nova luz se déspota pelo anúncio no espanto “Ele Ressuscitou”, não procureis entre os mortos aquele que esta vivo.
É nesta noite santa que nos reunimos para celebrar a alegria da Ressurreição do Senhor. Alegrei-vos pois Ele vi e esta no meio de nós. Venceu a morte e no dá a vida. Tiveram a petulância, a arrogância de matá-lo e interá-lo,  quiseram deixar Deus em túmulo, fechado com uma pesada pedra, colocar Deus escondido do mundo. Vã essa tentativa, se mata Deus, não se intera, não se traça e não esconde Deus, Ele é maior de tudo isso, Ele vivi, Ressuscitou. A pedra esta rompida, resta apenas o túmulo vazio. O espanto é inevitável, mas é preciso refletir lembrado de suas palavras. Ele mesmo anunciou a sua morte, a sua paixão redentora, mas que terceiro dia ressuscitaria, para que pudéssemos crer, Ele Ressuscitou.
Nesta vigília passamos por todas as leituras do  AT a NT para recordamos a Palavra pela qual anuncia as belezas Deus, o anúncio da vida em Cristo até chegar a contemplarmos a pedra rolada na porta do túmulo vazio e nos empatarmos  com o anúncio dos anjos às mulheres que Ele ressuscitou. Elas anunciam aos Apóstolos e Pedro também vai ao túmulo e contempla tudo voltando admirado. Nós também devemos fazer esse percurso com as mulheres e também com Pedro, para contemplarmos o túmulo vazio e a pedra rolada, fazer a experiência espiritual do vazio da morte de Cristo e da incerteza do que esta acontecendo para chegarmos a alegria da grande noticia da Ressurreição.
Celebremos alegres, sorridentes porque Cristo Ressuscitou e vive no meio de nós. Essa alegria é contagiante, pois somos convidados a morrer com Cristo, enterrar as nossas culpas, nosso erros, nossa arrogância, prepotência, autossuficiência para tornamos humildes servos do Senhor na alegria da vida nova da Ressurreição, amém.

quarta-feira, 27 de março de 2013

CURIOSIDADE



Significado de cada dia da Semana Santa

Quarta-feira Santa
É o 4º dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas, celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o ofício das trevas, lembrando que o mundo já estava em trevas quando da proximidade da morte de Jesus Cristo, outra ainda a faz a caminhada ou celebração penitencial com confissões.
IGREJA DE N. SRA. DA BOA VIAGEM:
20:00HS – CELEBRAÇÃO PENITENCIAL E CONFISSÕES COM AS MULHERES

Quinta-feira da Ceia
É o 5º dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a última ceia. É também celebrada a missa de lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés de seus 12 discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por 30 moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A Igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites,toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia, cobre-se todas as imagens existentes no templo, pois a Igreja entra em luto pela véspera da morte.
IGREJA DE N. SRA. DA BOA VIAGEM:
20:00HS – CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR E LAVA PÉS.
CATETRAL: 8:30HS – MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Sexta-feira Santa
É quando a Igreja recorda a morte do salvador. É celebrada a solene ação litúrgica, paixão e adoração da cruz. A celebração da morte de Jesus consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.
IGREJA DE N. SRA. DA BOA VIAGEM:
5:00HS – VIA-SACRA EM MEMORIA DA MARTER BEATA LINDALVA COM PERCURSO DA IGREJA ATÉ O ABRIGO DOM PEDRO II
DAS 7:00 AS 15:00HS: ADORAÇÃO AO SANTISSIMO SACRAMENTO.
12:00HS: OFÍCIO DA PAIXÃO
15:00HS: CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR

Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia. É o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.
IGREJA DE N. SRA. DA BOA VIAGEM:
20:00HS – CELEBRAÇÃO DA VIGILIA PASCAL

Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus e as comemorações mais importantesdo Cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.
IGREJA DE N. SRA. DA BOA VIAGEM:
7:30HS – MISSA DE PASCOA
10:00HS – MISSA DE PASCOA NO ABRIGO S. GABRIEL
19:00HS – MISSA DE PASCOA

segunda-feira, 25 de março de 2013

ARCANJO MIGUEL



portalicon202

Pequeno Exorcismo de São Miguel Arcanjo
(Composto pelo Papa Leão XIII)
São Miguel Arcanjo, defendei-no neste combate, sede nosso auxílio contra a maldade e ciladas do demónio.  Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder Divino, precipitai no Inferno a satanás e aos outros expíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amen
ORAÇÃO DE EXORCISMO DE SÃO MIGUEL

Publicado por ordem de sua Santidade, o Papa Leão XIII, em 1884, para uso público e privado, por parte de sacerdotes e leigos.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
(Segurar um crucifixo até o fim do exorcismo).

Oração a São Miguel Arcanjo
(de joelhos)
Gloriosíssimo Príncipe dos Exércitos celestes, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate contra os principados e as potestades, contra os chefes deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares (Ef. VI, 10-12).
Vinde em auxílio dos homens que Deus fez à Sua imagem e semelhança, e resgatou com grande preço da tirania do Demónio (Sab. II, 23-24; I Cor. VI, 20).
É a vós que a Santa Igreja venera como seu guardião e patrono, vós a quem o Senhor confiou as almas resgatadas para as introduzir na felicidade celeste. Suplicai, pois, ao Deus da Paz, que esmague Satanás sob os nossos pés a fim de lhe tirar o poder para prejudicar a igreja. Apresentai ao Altíssimo as nossas orações para que depressa desçam sobre nós as misericórdias do Senhor. E sujeitai a antiga serpente – que não é outro senão o Diabo ou Satanás – para o precipitar encadeado nos Abismos, de modo que não possa, nunca mais, seduzir as nações. (Apoc. XX, 3).

Exorcismo (de pé)
Em nome de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, com a intercessão da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, de São Miguel Arcanjo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, apoiados na autoridade sagrada:
Da Santa Igreja Católica (para os leigos)
do nosso ministério (para os sacerdotes)
nós empreendemos, com confiança, a batalha para afastar os ataques e as emboscadas do Demónio.

Salmo
Levanta-se o Senhor e sejam dispersos os seus inimigos! Fujam diante dele aqueles que O odeiam!
Desvaneçam como se desvanece o fumo. E como se derrete a cera ao fogo, assim pereçam os pecadores diante do rosto de deus (Salmo 67, 2 e 3).
V. Eis a Cruz do Senhor, fugi potências inimigas!
R. Venceu o leão da tribo de Judá, o descendente de David.
V. Que a Tua misericórdia, senhor, seja sobre nós!
R. Como nós esperamos em Ti.
Nós te exorcizamos, espírito imundo, potência satânica, invasão do inimigo infernal, legião, reunião ou seita diabólica.
Em nome e pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo, sejas desarreigado e expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo precioso Sangue do Divino Cordeiro.
Desde este momento, não te atrevas mais, pérfida serpente, a enganar o género humano, perseguir a Igreja de Deus e sacudir e joeirar como o trigo os eleitos de Deus.
Manda-to o Deus Altíssimo, ao qual, na tua grande soberba, presumes ainda ser semelhante. Ele “que deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade”.
Manda-to Deus Pai.
Manda-to Deus Filho.
Manda-to Deus Espírito Santo.
Manda-to o Cristo, Verbo Eterno de Deus feito carne. Ele que para salvação da nossa progénie perdida por tua inveja – se humilhou e “tornou obediente até a morte” (Fil. II, 8).
Ele que edificou a Sua Igreja sobre pedra firme e prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam jamais contra Ela, querendo permanecer com Ela “todos os dias até o fim do mundo” (Mat. XXVIII, 20).
Manda-to o sinal sagrado da Cruz, e a virtude de todos os mistérios da nossa Fé Cristã.
Manda-to a poderosa Mãe de Deus, a Virgem Maria, que desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição, pela sua humildade esmagou a tua cabeça orgulhosa.
Manda-to a fé dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, e dos outros apóstolos.
Manda-to o sangue dos mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas.
Então, dragão amaldiçoado e toda a legião diabólica, nós te esconjuramos:
Pelo Deus Vivo, pelo Deus Verdadeiro,
pelo Deus Santo, pelo Deus que tanto amou o mundo que lhe deu Seu único Filho, para que quem creia nele não pereça mas tenha a Vida Eterna (Jo. III, 14 e 15):
Cessa de enganar as criaturas humanas e de derramar sobre elas o veneno da condenação eterna:
Cessa de danificar a Igreja e de armar laços à sua liberdade.
Vai-te Satanás, inventor e mestre de enganos, inimigo da salvação dos homens.
Cede o lugar a Cristo, em Quem não encontraste nada das tuas obras.
Cede o lugar à Igreja – Una, Santa, católica e Apostólica – que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue.
Humilha-te sob a poderosa Mão de Deus; treme e foge à invocação, feita por nós, do Santo e terrível nome de Jesus que faz tremer o inferno; a Quem as Virtudes dos Céus, as Potestades e as Dominações estão submissas; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar dizendo: “Santo, Santo, é o Senhor o Deus dos Exércitos”.
V. Senhor ouvi a minha oração.
R. E cheque a Vós o meu clamor.
V. O Senhor esteja convosco (para os sacerdotes).
R. E contigo também.

Oração Final (de joelhos)
Oremos:
Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos.
Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos.
Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das virgens.
Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho.
Porque não há outro Deus senão Vós; e não pode haver outro a não ser Vós; o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim;
Com humildade suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e guardar-nos sãos e salvos de todo o poder, laço, mentira e malvadez dos espíritos infernais. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amem.
Das emboscadas do Demónio, livra-nos Senhor.
V. Dignai-vos conceder à vossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir.
R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor.
V. Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja.
R. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor.

quinta-feira, 21 de março de 2013

VIA SACRA PASSIONISTA ORAÇÃO INICIAL



Dirigente: Ao realizarmos esta via sacra supliquemos a graça de sermos misericordiosos, de termos piedade de coração. Nas mãos de Cristo que sofre por amor de nós, coloquemos nossas vidas a fim de que Ele nos ensine que “é melhor sofrer fazendo o bem, que sofrer fazendo o mal.” Que a bondade, a obediência e a firmeza de Jesus nos convençam que só o cumprimento da vontade do Pai das Misericórdias pode nos trazer a verdadeira felicidade. E que possamos aprender com São Paulo da Cruz a meditar a Paixão de Jesus e enxergar nela o remédio para todos os males.

Canto: A Tua ternura, Senhor, vem me abraçar e a Tua bondade infinita me perdoar. Vou ser o Teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.

Dirigete: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar!
Todos: Vem, não demores mais, vem nos libertar!
Dirigente: Para a oração venham com fervor,
Todos: O Cristo se fez servo, por nós se entregou.
Dirigente.: Para mim, viver é Cristo Jesus.
Todos. E o Morrer é lucro, pois à glória conduz.

Dirigente: O Deus da vida nos reúne em oração. Sua graça e ternura estejam sempre com vocês!
Todos Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dirigente: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” disse o Senhor. Fiéis a esta palavra, sigamos os seus passos no caminho da cruz.

Refrão: No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus.


via-sacra-2-estacao[1]Jesus é condenado à morte

Canto: A morrer crucificado, teu Jesus é condenado, por teus crimes pecador. (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo. 

 Do Evangelho de S. Marcos:
Leitor: Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (15,10-15)
“Pilatos bem sabia que os chefes dos sacerdotes haviam entregado Jesus por inveja. Por isto perguntou de novo: o que farei com Jesus que vocês chamam de rei dos judeus? Mas eles gritarem de novo: Crucifica-o! Pilatos perguntou: mas, que mal fez ele? Eles, porém gritaram com mais força: crucifica-o. Pilatos queria agradar a multidão. Soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado.
                                        
  Reflexão: É preciso aceitar de boa vontade, com espírito aberto e resoluto, a cruz das contradições, assim como Jesus aceitou ser condenado à morte de cruz para fazer a vontade soberana do Pai.
(São Paulo da Cruz – Cartas)

Oração: Ó Deus, tende piedade de nós e dai-nos forças para jamais lavar as mãos frente o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso.
T: Amém.
 Canto: Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação!
Ao Pai cantemos juntos andemos eis o tempo de conversão! (2x)


 Jesus Cristo Carrega a cruz

Canto: Com a cruz é carregado, e do peso acabrunhado, vai sofrer por teu amor. (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o
mundo. 

 Do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João (19,17):

Leitor: “Carregando ele mesmo a sua cruz, Jesus saiu e foi para o lugar dito do crânio, que em hebraico se chama Gólgota.”

Reflexão: Felizes aqueles que seguem a Jesus no caminho do calvário, pois sofrendo com ele, hão de estar na casa do Pai!
(São Paulo da Cruz – Cartas)

Oração: Ó Deus, sabemos por experiência que sois grande. Conduzi nossos passos e as nossas ações na construção da paz e da fraternidade. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso.
T: Amém.

Canto: Misericórdia Senhor, misericórdia, misericórdia! (2x)


Jesus cai por Terra pela primeira vez


Canto: Sob o peso desmedido, cai Jesus desfalecido, pela tua salvação. (bis)
  
Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (19,17)

“Vejam! Tão desfigurado estava que nem parecia mais gente, tinha perdido toda a sua aparência humana. As nações numerosas levarão um susto. Diante dele os reis vão fechar a boca.”

 Reflexão: Vede que injúrias, que sofrimentos padece por nós o Salvador, esmagado sob o peso da cruz! Contemplai como sofre por nosso amor o Filho de Deus, o Redentor do mundo! Ó Jesus, leio em vossos sofrimentos a gravidade de meus pecados! Perdoai-me Senhor!
(São Paulo da Cruz – Meditações sobre a Paixão)

Oração: “Ó Deus, terno e compassivo, acabai com o luto, a dor e a lágrima da face da terra. Ajudai a nos comprometermos com a paz e a solidariedade. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso”.
T: Amém.

Canto: Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor! (2x)
  
Jesus se encontra com a sua mãe

Canto: Vê a dor da mãe amada, que se encontra desolada, com seu Filho em aflição! (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.
  
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (2,34-35)

“Simeão disse a Maria, Mãe de Jesus: Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.”


Reflexão: A mãe aflita vai em busca de seu filho Jesus, o condenado. E o encontra subindo o calvário com a cruz nos ombros, amarrado, a cabeça coroada de espinhos. Ó Rainha dos Mártires também nós somos culpados pela cruel espada que transpassa tua alma. 
(São Paulo da Cruz – Meditações sobre a Paixão)                              

Oração: “Ó Deus, Senhor da vida, que envolvestes Maria com o Vosso Espírito para que fosses capaz de manter-se fiel. Dai-nos o Espírito de fortaleza para assumirmos com coragem a nossa vocação e missão. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso”.
T: Amém.

Canto: Ó vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem! (2x


Jesus recebe ajuda do Cirineu

 
Canto: No caminho do calvário, um auxilio necessário, recebeu do Cirineu. (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.
  
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (23,26)

“Enquanto levavam Jesus para ser crucificado, pegaram certo Simão, da cidade de Cirene, que voltava do campo e o forçaram a carregar a cruz atrás de Jesus. Uma grande multidão do povo o seguia.”

Reflexão: Aqueles que suportam com paciência e perseverança, trabalhos, perseguições, desprezo, por amor de Deus, ajudam a Jesus a carregar a cruz. Estes hão de participar com ele da glória do céu.
(São Paulo da Cruz – Cartas)

Oração: “Ó Deus da paz, manifestai vossa glória e poder fazendo com que os homens se reconheçam como irmãos e se ajudem mutuamente na construção de uma sociedade mais humana e justa. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso”.
T: Amém.

Canto: A tua ternura Senhor vem me abraçar. E a tua bondade infinita me perdoar, vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos!

Verônica enxuga o rosto de Jesus

Canto: Eis o rosto ensangüentado, por Verônica enxugado, que no pano apareceu. (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

 Do livro do Profeta Isaías (53,2-4)

“Ele não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo. Desprezado e rejeitado pelos homens, homem do sofrimento e experimentado na dor;”

Reflexão: A lembrança da Sagrada Paixão é o caminho que nos leva à união com Deus, ao silêncio interior, à contemplação. É preciso deixar-se envolver pelos sofrimentos de Jesus e gravá-los no coração, porque, por eles, cresce em nós o amor de Deus e somos mergulhados no mar infinito da divindade.
(São Paulo da Cruz – Cartas)

Oração: “Ó Deus, fonte de todo bem, ajudai-nos a viver a caridade, libertando a nossa sociedade de todo tipo de discriminação e exclusão. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso”
T: Amém.
Canto: E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo! (2x)

Jesus cai pela segunda vez

Canto: Outra vez desfalecido, pelas dores abatido, cai por terra o Salvador. (bis)

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

Do livro das Lamentações (1,11-12)

“Olha, Senhor, e presta atenção: como me tornei desprezível! Vocês todos que passam pelo caminho, olhem e prestem atenção: haverá dor semelhante a minha dor? Como me maltratam!”

Reflexão: Quantos vivem esquecidos dos sofrimentos de Jesus! Esses andam confusos e errantes na treva do pecado!
(São Paulo da Cruz – Cartas)

Oração: “Ó Deus, criador do universo, que fizestes a humanidade à vossa imagem e semelhança para viver em comunhão, ensinai-nos a criar um mundo novo. Pelos méritos da paixão e morte de Jesus Cristo, vosso Filho amado e Senhor nosso”.
T: Amém.

Canto: Tu és a razão da jornada, tu és minha estrada, meu guia e meu fim, no grito que vem do Teu povo te escuto denodo chamando por mim.

Jesus fala às filhas de Jerusalém que
choram por Ele.

Canto: Das mulheres que choravam Que fiéis O acompanhavam/ É JESUS consolador/ É JESUS consolador.

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

 Do Evangelho de São Lucas 23, 27-29.31

“Grande multidão O seguia, e as mulheres batiam no peito e lamentavam-se por causa d'Ele. Jesus, porém, voltando-Se para as mulheres, disse: "Filhas de Jerusalém, não choreis sobre Mim, mas antes sobre vós mesmas e sobre os vossos filhos. Dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis cujas entranhas nunca deram à luz e cujos seios nunca amamentaram. Pois se tratam assim o lenho verde, o que acontecerá com o seco?"
 Reflexão: O meio mais eficaz para converter os homens, mesmo os mais desviados, é a paixão de Jesus. A meditação dos sofrimentos do Salvador tem o poder de corrigir os vícios e conduzir os homens ao amor  e temor de Deus. ( São Paulo da Cruz - CARTAS).

Oração: Ó Deus, que acolheis com imenso amor os que em vós esperam, concedei-nos chorar amargamente o mal que fizemos, para alcançarmos a graça de vosso auxilio. (Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo).

Canto: Cristo amigo, tu és minha vida, és a força e razão do meu ser, já me anima a doce esperança de um dia na Gloria te ver.

Jesus cai pela terceira vez

Canto: Cai terceira vez prostrado Pelo peso redobrado Dos pecados e da Cruz Dos pecados e da Cruz.

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

 Do Evangelho de Mateus 11, 28-29

“Vinde a Mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração”.
Meditação: Consideremo-nos felizes por sofrermos e sentiremos o peso da Cruz de cada dia, porque, se tudo suportarmos com a paciência de Cristo, começaremos a ser seus discípulos. Prossigamos, pois neste caminho, seguindo a Jesus até o Calvário.
( São Paulo da Cruz  - CARTAS).

Oração: Ó Senhor, que nossa fraqueza seja socorrida por vossa ajuda misericordiosa , para que o peso da debilidade humana seja aliviado por vossa clemência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto: O Povo de Deus também vacilava, às vezes custava a crer no amor.O Povo de Deus, chorando rezava pedia perdão, e recomeçava.
Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada.
Perdoa se às vezes não creio em mais nada. (2x)
 Jesus é despojado de suas vestes


Canto: Das suas vestes despojado/ Todo chagado e pisado/ Eu vos vejo, meu JESUS/ Eu vos vejo, meu JESUS.
Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

 Do Evangelho de São João 19, 23- 24:
“Depois de crucificarem Jesus, os soldados dividiram em quatro as suas vestes, ficando cada um com a sua parte. Deixaram de lado a túnica. Era uma peça única e sem costura. Por isso disseram entre si: "Não a rasguemos, mas tiremo-la à sorte para ver com quem fica". Assim se cumpria a Escritura: "Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sortes sobre a minha túnica"
Meditação: Jesus se deixa despojar de suas vestes. Assim quer nos ensinar à renuncia a nossa vontade sempre que não estiver conforme à vontade do Pai. Convida-nos a nos despojarmos dos vãos afetos e do amor desordenado a que passa, para revestir-nos de sua santidade. ( São Paulo da Cruz - CARTAS)

Oração: Ó Deus, apoio dos que em vós esperam, sem vós não somos nem fortes e nem santos. Derramai sobre nós vossa misericórdia, e concedei-nos que, seguindo vosso caminho, passemos entre o que passa sem perder o que não passa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo ,Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto:Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada.
Perdoa se às vezes não creio em mais nada. (2x)
  
 
Jesus é crucificado

Canto: Sois por mim na Cruz pregado,/ Insultado, blasfemado,/ Com cegueira e com furor./Com cegueira e com furor.
Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

Do Evangelho de São Mateus 27,35-42
“Com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. E os que passavam perto, injuriavam-n'O, meneando a cabeça e dizendo: "... Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz!".  Também os chefes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e os anciãos caçoavam d'Ele: "Salvou os outros, e não pode salvar-Se a Si mesmo. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n'Ele”.
 Meditação: Nós somos muito felizes porque estamos crucificados com Jesus e temos impressas em nosso corpo suas santas chagas. Somos felizes também porque não nos apegamos as criaturas, mas ao Criador; porque sofremos com paciência  e por amor de Deus as contrariedades da vida; porque enfrentamos sorrindo os sacrifícios no cumprimento do dever; porque vamos crescendo em santidade, no caminho de Jesus. ( São Paulo da Cruz- CARTAS)

Oração: Senhor, que nossas preces vos agradem, e fazei que nossa vontade, mesmo rebelde, sempre se conforme com a vossa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto: Ninguém te Ama como Eu (Bis)
olhe para a cruz, está é a minha grande prova.
Ninguém te Ama como Eu, Ninguém te Ama como Eu (Bis)
Olhe para a cruz foi por ti, porque Te amo.
Ninguém te Ama como Eu.


Jesus morre na Cruz

Canto: Meu JESUS por nós morrestes!/ Por nós todos padecestes,/ Oh! que grande é Vossa dor!/ Oh! que grande é Vossa dor!

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.
 Silencio: Meditação da paixão de Cristo de joelhos (canto: Eis que, lá na Cruz, tu estás Jesus)

Do Evangelho de São Mateus  27,45-46.50
“Desde o meio-dia até às três horas da tarde fez-se escuridão em toda a terra. Pelas três horas, Jesus deu um grande grito: "Eli, Eli, lamá sabactâni?", que significa: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?"... E Jesus, dando um grande grito, entregou o espírito” .

Reflexão: Jesus morreu para nos dar a vida. As criaturas todas lamentam e sofrem: o sol se escurece, treme a terra, partem-se as rochas, rasga-se o véu do templo. Nosso coração permaneceria insensível? Mergulhemos no mar imenso do sofrimento de Jesus e digamos-lhe: Senhor, nós vos agradecemos porque morrestes na Cruz por nosso amor!
(São Paulo da Cruz - CARTAS).

Oração: Senhor Jesus, que morrendo por vontade do Pai e obra do Espírito Santo, destes vida ao mundo, pelos mistérios sagrados de Vossa Paixão, livrai-nos do mal, e fazei que sejamos sempre fiéis aos vossos mandamentos e jamais nos separemos de vós. Vós que sois Deus com o Pai na Unidade do Espírito Santo.

(Segue em silêncio)

Jesus é descido da Cruz

Canto: Do madeiro Vos tiraram/ E à MÃE Vos
entregaram/ Com que dor e compaixão/ Com que dor e compaixão.

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo.

Do Evangelho de Mateus 27,55.57-58
“Estavam ali muitas mulheres, a olhar de longe; elas tinham seguido Jesus desde a Galileia para O servir... Ao entardecer, chegou um homem rico de Arimateia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Ele dirigiu-se a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos ordenou que lhe fosse entregue”.
 Reflexão:  Ao pé da Cruz está a virgem dolorosa, porque lá onde está a mãe está também o filho. Ó mãe querida, quanto sofrestes ao contemplares  teu Filho morto, reclinado em teu regaço materno! Santa Mãe, nós te pedimos que a paixão de Jesus seja para todos fonte de arrependimento e perdão, de amor e vida!
(São Paulo da Cruz - CARTAS).

Oração: Senhor Jesus, Filho de Deus vivo, que morrestes na Cruz para a Salvação do mundo, derramando vosso precioso sangue para a remissão dos pecados, ouvi nossa prece: fazei que, depois da morte, sejamos recebidos no céu. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Canto:Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!  (2x)

Jesus é sepultado

Canto: No sepulcro Vos puseram/ Mas os homens tudo esperam/ Do mistério da Paixão/ Do mistério da Paixão.

Dir.: Nós vos adoremos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
T: Porque, pela vossa santa cruz, remistes o mundo

Leitor 1: Do Evangelho de Mateus 27,55.57-58
José, tomando o corpo de Jesus, envolveu-O num lençol limpo e colocou-O num túmulo novo, que mandou escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo e retirou-se. Maria Madalena e a outra Maria estavam ali sentadas, era frente do sepulcro.
Leitor 2: Contemplar a Jesus sofredor é o caminho mais seguro para a Salvação. O Crucifixo é o livro onde se encontra tudo. Aí se aprendem todas as virtudes e a ciência dos santos. (S. Paulo da Cruz - Cartas)

 Oração: Ó Deus, quisestes que fossemos batizados na morte de vosso Filho Jesus, nosso Salvador: concedei-nos sincero arrependimento dos nossos pecados, para que, passando com ele pela morte, renasçamos  para a alegria da vida nova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto:Na paixão do mundo vejo dor, sofrimentos. Rostos marcados, clamores, lamentos. Teu apelo é de vida, eis a minha missão. Ser sinal de esperança e de libertação.
Passionista me chamas a ser, missionário da cruz, da paixão. Seguidor do amor revelado no Crucificado presente no irmão. (bis)

Oração final

Dirigente:Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão.
Leitor 1: Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna.
Todos: Queremos, como vós, perdoar, amar e ser presença junto aos nossos irmãos mais sofredores.

Leitor 2: Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades.

Todos: Queremos, como vós, perdoar, amar e ser presença junto aos nossos irmãos mais sofredores.

Leitor 3: Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores; vinde em nosso socorro.

Todos: Queremos, como vós, perdoar, amar e ser presença junto aos nossos irmãos mais sofredores.

Dirigente: E, se for para o nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos... (faça o seu pedido no silencio do coração)

 Todos: Ó Jesus crucificado, Caminho, Verdade e Vida; prometemos, fiéis ao vosso amor, seguir-vos hoje e sempre, afim de que possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição.

Oh! Glorioso São Paulo da Cruz que, meditando a Paixão de Jesus Cristo, vos elevaste a tão alto grau de santidade na terra e de tanta felicidade no céu, e pregando-a ofereceste ao mundo o remédio mais eficaz contra todos os seus males, obtende-nos a graça de tê-la sempre impressa em nossos corações, afim de que possamos obter os mesmos frutos no tempo e na eternidade. Assim seja!