sábado, 31 de março de 2012

Programação da Semana Santa

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Irmãos e irmãs Quaresma é tempo abençoado e privilegiado na vida da Igreja, tempo de conversão, purificação e glorificação do Senhor, tempo de abrir o coração para a novidade do Evangelho, tendo como centro a cruz de Cristo, sinal da salvação e reconciliação da humanidade. Tempo de renovação da aliança, de revitalização das promessas do Batismo e inserção consciente na comunidade. Tempo de se envolver, de corpo e alma, na libertação das pessoas excluídas e oprimidas, vítimas de tanta corrupção, violência e descasos com a vida.

Tempo de abandonar os ídolos e de renovar, por meio da escuta da Palavra e da oração, nossa fidelidade ao Deus de Jesus Cristo. Tempo único e precioso de subir ao monte Tabor, de viver na intimidade com ele, de conhecer seus desígnios. Tempo de nos deixarmos acolher e tocar pela misericórdia do Senhor, tempo de ressuscitarmos com Cristo e nos colocarmos a serviço de seu Reino. Tempo para celebrarmos intensamente a Páscoa de Jesus Cristo. A maior de todas as festas, a Festa das festas, o Domingo dos domingos.

Programação:

Dia 01/04/12 – Domingo de Ramos

Comunidade: Santa Cruz

Horário: 18:00h

OBS.: Cada comunidade se reunirá às 17:00h e dará início à Celebração com a bênção dos Ramos, em seguida sairá em caminhada para a comunidade Santa Cruz.

Dia 02/04/12 – Missa do Santo Crisma

Local: Paróquia de Santo Antonio

Horário:19:00h

Dia 03/04/12 – Caminhada Penitencial

Concentração: Comunidade Matriz

Horário: 19:00h

Local: Comunidade Senhor do Bomfim

Obs.: Iniciaremos na comunidade Matriz e sairemos em caminhada para a comunidade Senhor do Bonfim.

Dia 05/04/12 – Ceia do Senhor

Matriz: 19:30h

Convento: 19:30h

Rosário: 19:30h

Obs.: Logo após a celebração acontecerá a Transladação do Santíssimo, em seguida teremos a Vigília.

Programação da Vigília na Quinta-Feira Santa:

21:00h às 22:00h– Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra.

22:00h às 23:00h– Grupos e Movimentos: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Renovação Carismática, Grupo Amar e Servir, Grupo das Mil Ave-Marias, Grupo da 3ª Idade e Cursilho de Cristandade.

23:00h às 24:00h- Pastorais: Batismo, Catequética, Familiar, Litúrgica, Rural, Partilha, Criança, Juventude, Social, Comunicação e Conselho de Leigos.

Dia 06/04/12 – Paixão do Senhor

Local: Comunidade Matriz

Horário: 15:00h

Obs.: Logo após a celebração, sairemos em procissão pelas ruas do bairro.

Dia 07/04/12 – Vigília Pascal

Matriz: 20:00h

Convento: 20:00h

Cachoeirinha: 19:30h

Obs.: Trazer velas

Dia 08/04/12 – Páscoa do Senhor

OBs.: Nos horários dominicais.

Lembrete:

- Dia 02, 04 e 05/04, (Segunda, Quarta e Quinta-Feira Santa), teremos Via-Sacra às 05:00h da manhã pelas ruas do bairro (concentração na Igreja Matriz N. S. do P. Socorro). E dia 06/04 (Sexta-Feira Santa), teremos Via-Sacra da comunidade do Rosário à comunidade Santíssima Trindade.

Ps. Durante a Semana Santa todas as atividades de Grupos, Movimentos e Pastorais estão suspensas. Participaremos das atividades a nível Paroquial.


Pe. Uidelfonso Machado, CP

Pároco

Domingo de RAMOS

Quando só se pensa em Messias como Rei Glorioso - Mesters e Lopes

Ampliar imagem

QUANDO SÓ SE PENSA EM MESSIAS COMO REI GLORIOSO

JESUS, O EMPREGADO DE TODOS, VEM MONTADO NUM ANIMAL DE CARGA

Mc 11,1-11

Extraído livro Caminhando com Jesus - Círculos Bíblicos de Marcos - II Parte, de Carlos Mesters e Mercedes Lopes. Mais informações: vendas@cebi.org.br

(Veja outros livros de Carlos Mesters)

ABRIR OS OLHOS PARA VER

Esse texto fala da grande manifestação popular em favor de Jesus no Domingo de Ramos. Sentado num jumento, animal de carga, Jesus entra em Jerusalém, capital do seu povo. Os discípulos, as discípulas e povo romeiro, vindos da Galiléia, o aclamam como messias. Mas o povo da capital não participa. Apenas assiste, e as autoridades nem aparecem. A romaria termina na praça do Templo, a praça dos poderes. Parece uma passeata que termina diante da catedral e do Palácio do Planalto. Também hoje há manifestações populares. As suas reivindicações revelam o sofrimento do povo e a sua indignação frente às injustiças. Nem todos participam, pois têm medo. A maioria apenas assiste.

SITUANDO

Finalmente, após uma longa caminhada de mais de 140 quilômetros, desde a Galiléia até Jerusalém, a romaria está chegando ao seu destino. Neste quinto bloco (Mc 11,1 a 13,37), tudo se passa em Jerusalém, símbolo central da religião (Sl 122,3). No início do bloco, está o gesto simbólico de Jesus: aclamado pelo povo peregrino, ele entra na cidade montado num jumentinho, animal de carga.

A caminhada de Jesus e seus discípulos era também a caminhada das comunidades no tempo em que Marcos escrevia o seu evangelho: seguir Jesus, desde a Galiléia até Jerusalém, desde o lago até o calvário, com a dupla missão de denunciar os donos do poder que preparam a cruz para quem os desafia e de anunciar ao povo sofrido a certeza de que um mundo novo é possível. Esta mesma caminhada continua até hoje.

COMENTANDO

Marcos 11,1-3: A chegada em Jerusalém

Jesus vem caminhando, como romeiro no meio dos romeiros! O ponto final da romaria é o Templo, onde mora Deus! Em Betânia ele faz uma parada. Betânia significa Casa da Pobreza. Era um povoado pobre fora da cidade, do outro lado do Monte das Oliveiras. De lá, Jesus organiza e prepara a sua entrada na cidade. Ele manda os discípulos buscar um jumentinho, um jegue, animal de carga, para poder realizar um gesto simbólico.

Marcos 11,4-6: A ajuda dos discípulos e das discípulas

Os discípulos fazem como Jesus tinha mandado, e tudo acontece conforme o previsto. Eles encontram o jumentinho e o levam até Jesus. E alguns dos que ali se encontravam perguntaram: "Por que vocês estão soltando o jumentinho?" E eles responderam: "Jesus está precisando!" Todos nós somos como o jumentinho, animal de carga. Jesus precisa de nós.

Marcos 11,7-10: A entrada solene na Cidade Santa

Jesus monta o jumentinho e entra na cidade, aclamado pela multidão de peregrinos e pelos discípulos. Na cabeça deles está a ideia do messias rei glorioso, filho de Davi! Eles acreditam que, finalmente, o Reino de Davi tenha chegado e gritam: "Bendito o Reino que vem de nosso pai Davi!" Jesus aceita a homenagem, mas com reserva. Montado no jumentinho, ele evoca a profecia de Zacarias que dizia: "Teu rei vem a ti, humilde, montado num jumento. O arco de guerra será eliminado" (Zc 9,9-10). Jesus aceita ser o messias, mas não o messias rei glorioso e guerreiro que os discípulos imaginavam. Ele se mantém no caminho do serviço, simbolizado pelo jumentinho, animal de carga. Jesus ensina agindo. Os discípulos, que procurem entender o gesto de Jesus, mudem de ideia e se convertam!...

FONTE: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2888

domingo, 25 de março de 2012

Posse do Pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro

Neste “Ano Jubilar”, a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, Jequié-Ba, tem um novo Pároco.

No segundo domingo da Quaresma, dia 4 de março de 2012, na Celebração Eucarística das 19:30hs Dom Cristiano (Bispo diocesano de Jequié) deu posse ao novo Pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro Pe. Uidelfonso Machado de Souza, CP (Missionário Passionista), com a presença do Superior Regional Passionista na Bahia (Vicariato Beato Domingos da Mãe de Deus) Pe. Pedro Bacchiocchi, CP e dos Vigários Paroquiais: Pe. Marcos Antonio, Pe. José Carlos e Mário Tomassetti juntamente com o Povo de Deus desta Paróquia.
A todos os paroquianos e ao Pároco Pe. Uidelfonso as nossas orações para o bom êxito desta missão que o Senhor lhe confiou.

Só começamos a entender algo da fé quando nos sentimos amados por Deus - José Pagola

por Instituto Humanitas Unisinos (IHU)
Ampliar imagem

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 20-33 que corresponde ao Domingo 5º da Quaresma, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

O atrativo de Jesus

Uns peregrinos gregos que vieram celebrar a Páscoa dos judeus aproximaram-se de Felipe com uma petição: "Queremos ver Jesus". Não é curiosidade. É um desejo profundo de conhecer o mistério que se encerra naquele Homem de Deus. Também a eles lhes pode fazer bem.

Jesus é visto preocupado. Dentro de alguns dias será crucificado. Quando lhe comunicam o desejo dos peregrinos gregos, pronuncia umas palavras desconcertantes: "Chega a hora de que seja glorificado o Filho do Homem". Quando for crucificado, todos poderão ver com claridade onde está a Sua verdadeira grandeza e a Sua glória.

Provavelmente ninguém entendeu nada. Mas Jesus, pensando na forma de morte que o espera, insiste: "Quando Eu for elevado sobre a terra, atrairei todos até Mim". Que se esconde no crucificado para que tenha esse poder de atração? Apenas uma coisa: O Seu amor incrível a todos.

O amor é invisível. Só o podemos ver nos gestos, nos sinais e na entrega de quem nos quer bem. Por isso, em Jesus crucificado, na Sua vida entregue até à morte, podemos perceber o amor insondável de Deus. Na realidade, só começamos a ser cristãos quando nos sentimos atraídos por Jesus. Só começamos a entender algo da fé quando nos sentimos amados por Deus.

Para explicar a força que se encerra em Sua morte na cruz, Jesus utiliza uma imagem simples que todos podemos entender: "Se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica infecundo; mas se morre, dá muito fruto". Se o grão morre, germina e faz brotar a vida; mas se se encerra no seu pequeno involucro e guarda para si a sua energia vital, permanece estéril.

Essa bela imagem descobre-nos uma lei que atravessa misteriosamente a vida inteira. Não é uma norma moral. Não é uma lei imposta pela religião. É a dinâmica que torna fecunda a vida de quem sofre movido pelo amor. É uma ideia repetida por Jesus em diversas ocasiões: Quem se agarra egoisticamente à sua vida, coloca-a a perder; quem sabe entregá-la com generosidade gera mais vida.

Não é difícil comprová-lo. Quem vive exclusivamente para o seu bem-estar, o seu dinheiro, o seu êxito, a sua segurança, acaba vivendo uma vida medíocre e estéril: a sua passagem por este mundo não faz a vida mais humana. Quem se arrisca a viver uma atitude aberta e generosa difunde a vida, irradia alegria, ajuda a viver. Não há uma forma mais apaixonante de viver que fazer a vida dos outros mais humana e leve. Como poderemos seguir Jesus se não nos sentimos atraídos pelo Seu estilo de vida?

FONTE: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2872


domingo, 4 de março de 2012

Pedro Casaldáliga.

A vida do bispo dos pobres em seriado de TV

Ampliar imagem
Toto: Pedro LIma

O bispo emérito de São Félix do Araguaia (Brasil), bispo dos pobres e dos sem-terras, Pedro Casaldáliga, terá sua série de televisão. Trata-se de "Descalzo sobre la tierra roja" (Descalço sobre a terra vermelha, em catalão), baseado no romance homônimo do jornalista Francesc Escribano, que começará a gravação na primavera e será transmitida na TVE e TV3.



A reportagem é de Jésus Bastante e está publicada no sítio Religión Digital, 29-02-2012. A tradução é do Cepat.



O papel do missionário catalão será interpretado por Eduard Fernández, que visitou ao prelado na Amazônia, há alguns meses, para conhecê-lo pessoalmente. A série será co-produzida pela TVC, TVE, Minoria Absoluta, Raiz Produções Cinematográficas e TV Brasil.

Em 16 de fevereiro passado, Pedro Casaldáliga completou 84 anos. Nascido em 1928, foi ordenado sacerdote em 31de maio de 1952, unindo-se aos claretianos. Em junho de 1968, mudou-se como missionário para o estado do Mato Grosso, no Brasil. Em 23 de outubro de 1971 foi ordenado bispo de São Félix do Araguaia.

A diocese era uma das mais extensas do país, ocupando uma área de aproximadamente 150.000 Km2, habitada em sua maior parte por indígenas e terratenentes assim como o regime militar existente no Brasil naquele momento. João Bosco, seu vigário, foi assassinado por matadores que o confundiram com o próprio Casaldáliga (1977). Nesses momentos, recebeu total apoio do Vaticano, especialmente do papa Paulo VI, mas nem sempre seria assim.

Mesmo que jamais tenha regressado para a Espanha, sempre se mostrado resistente a viajar por medo de não poder entrar novamente no Brasil, em 1985 realizou uma polêmica visita a Nicarágua. Casaldáliga foi até esse país para apresentar sua solidariedade aos religiosos nicaraguenses. Em 1988 viajou até o Vaticano e foi recebido em audiência pelo Papa. A visita não foi plenamente satisfatória e, alguns meses mais tarde, recebeu uma séria advertência da Santa Sé que criticou seu apoio à causa sandinista e à teologia da libertação.

Ao completar os 75 anos, Casaldáliga lembrou-se do Vaticano que - como todos os bispos ao chegar a essa idade - tinha que apresentar sua renúncia. O religioso decidiu permanecer na diocese que dirigiu durante mais de 35 anos, reinvidicando a participação da comunidade na eleição de seu sucessor, embora a Santa Sé lhe tenha recomendado deixar o país. Há algum tempo enfermo de Parkinson, Pedro Casaldáliga não quis abandonar a luta pela defesa dos direitos dos menos favorecidos.

Conheça os livros:

- Os espinhos do poder. Análise de Juízes 9

- Bíblia e Negritude - Pistas para uma leitura afro-descendente

http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2805