quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aniversário de ordenação sacerdotal de Pe. Adilson Santana do Carmo, CP


Ontem dia 27 de setembro de 2011 a Paróquia N. Sra. da Boa Viagem juntamente com a Comunidade Passionista festejou o terceiro aniversário de ordenação sacerdotal do seu Pároco Pe. Adilson Santana do Carmo, CP.

A Celebração Eucarística foi realizada as 19h00min na Igreja de N. Sra. da Boa Viagem presidida por ele mesmo, Pe. Adilson, com a Presença de seus irmãos da Comunidade Passionista, Pe. Adilton Lopes, Ir. Gabriel e os idosos do Abrigo São Gabriel, paroquianos e amigos do nosso aniversariante. E depois desta solene Celebração Eucarística foi oferecido pelos grupos-pastorais-movimentos um delicioso jantar.

Pe. Adilson, Deus o abençoe sempre em sua vocação e caminhada de serviço e amor a Deus e ao seu Povo.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Semana de incentivo à doação de órgãos começa sexta-feira, no Salvador Shopping

Numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através do Sistema Estadual de Transplantes, e da Universidade Federal da Bahia, através do Núcleo de Transplante do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), acontece a partir de sexta-feira, dia 22, no Salvador Shopping (L1/expansão), a Semana de Mobilização pela Vida, com atividades diárias relacionadas com a doação e transplante de órgãos.
O evento, que será aberto oficialmente às 18 horas, com a presença do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, tem como principal objetivo difundir informações sobre o assunto, a fim de ampliar o número de doações e, consequentemente, de transplantes de órgãos. Exposição de painéis, distribuição de materiais educativos, palestras, depoimentos de pacientes transplantados e projeção integram a programação da semana, que tem o apoio da Faculdade Maurício de Nassau.
A Semana de Mobilização pela Vida integra a campanha nacional pelo Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, dia dos santos gêmeos, Cosme e Damião, considerados patronos dos transplantes. Segundo o médico Eraldo Moura, na última de setembro, há mais de 10 anos, são promovidos eventos relacionados ao tema em todos os estados brasileiros.
Além das atividades previstas para o Salvador Shopping, onde a população poderá manifestar seu desejo de ser um doador voluntário no “Transplantômetro”, equipamento que será instalado no local, outras ações serão desenvolvidas durante esta semana, em Salvador e diversos municípios do interior.

Notícias ATX-BA - Informando

De cada 8 (oito) potenciais doadores de órgãos, apenas 1 (um) é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde. O resultado positivo é devido, principalmente, a três fatores:

1. O programa nacional de transplantes tem organização exemplar. Cada Estado tem uma Central de Notificação, Captação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional.

2. Para realizar transplante é necessário credenciamento de equipe no Ministério da Saúde. A maioria destas equipes é liderada por médico com especialização no exterior, obtido graças ao investimento público na formação de profissionais em terapia de alta complexidade.

3. Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade produtiva.

O potencial doador cadáver


Considera-se como potencial doador todo paciente em morte encefálica. No Brasil, o diagnóstico de morte encefálica é definido pela Resolução CFM n° 1480/97, devendo ser registrado, em prontuário, um Termo de Declaração de Morte Encefálica que descreva todos os elementos do exame neurológico que demonstrem ausência dos reflexos do tronco cerebral, bem como o relatório de um exame complementar que assegure esse diagnóstico.

Morte encefálica


Morte encefálica e coma não são sinônimos. No estado de coma o encéfalo está vivo, executando suas funções de manutenção da vida. Na morte encefálica, apenas o coração pode continuar batendo, em razão de seu marcapasso próprio, e por pouco tempo, o suficiente para o aproveitamento de órgãos saudáveis para transplante. O diagnóstico definitivo da morte encefálica é corroborado por exames que demonstrem a ausência de fluxo sangüíneo intracraniano.

Quem pode ser doador de órgãos após a morte?


Para ser doador após a morte não é necessário portar nenhuma documentação, mas é fundamental comunicar à própria família o desejo da doação posto que, após o diagnóstico de morte encefálica, a doação só se concretiza após a autorização dos familiares, por escrito, o que, na dependência do órgão a ser transplantado, exige, por vezes, rapidez. Coração, pulmões, fígado e pâncreas só podem ser transplantados se removidos após a morte encefálica e antes da parada cardíaca; a retirada de córneas e ossos pode ser feita até 6 horas após a parada cardíaca; e, no caso dos rins, o limite é de um máximo de 30 minutos após a parada cardíaca.

Quem pode ser doador vivo?


Em princípio, o doador vivo é uma pessoa, em boas condições de saúde, capaz juridicamente, ou seja, maior de 21 anos e que concorde com a doação, não existindo um limite superior de idade. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges podem ser doadores, desde que haja compatibilidade entre o sistema ABO do receptor e dos possíveis doadores. Os doadores não parentes só podem doar em condições especiais, após liberação judicial, conforme dita a lei n° 10211.

domingo, 25 de setembro de 2011

III Gincana Bíblica



A Igreja dedica o mês de agosto como “Mês da Bíblia” motivando os fieis a movimentar as Comunidades levando a Palavra do Senhor de diversas maneiras aos lares e dando um dinamismo para motivar a todos a ler e meditar os textos sagrados com maior intensidade e assiduamente.

Neste espírito que a Paróquia de N. Sra. da Boa Viagem com a participação dos seus paroquianos realizaram visitas às famílias fazendo o Circulo Bíblico meditando sobre o Livro do Êxodo com a temática: “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”, culminando com a realização nos dias 23, 24 e 25 de agosto da III Gincana Bíblica.

Foram momentos de muita alegria, aprendizado e integração entre os diversos gupos-movimentos-pastorais da Paróquia, onde saiu vencedores as Equipes: Massa (1º lugar), Sarça ardente (2º lugar) e Cristo Rei (3º lugar). A premiação se deu neste domingo dia 25 na Santa Missa das 7:30hs.

Deus abençoe e guie a todos no caminho do bem e da justiça.

Liturgia do domingo


Leituras Relacionadas ao dia 25/09/2011 - CNBB
Verde. 26º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Ez 18,25-28
Assim diz o Senhor:
25Vós andais dizendo:
`A conduta do Senhor não é correta`.
Ouví, vós da casa de Israel:
É a minha conduta que não é correta,
ou antes é a vossa conduta que não é correta?
26Quando um justo se desvia da justiça,
pratica o mal e morre,
é por causa do mal praticado que ele morre.
27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou
e observa o direito e a justiça,
conserva a própria vida.
28Arrependendo-se de todos os seus pecados,
com certeza viverá;
nóo morrerá.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 24,4bc-5.6-7.8-9 (R. 6a)
R. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixóo!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
4ce fazei-me conhecer a vossa estrada!
5Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação;*
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!R.

6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
7Não recordeis os meus pecados quando jovem, *
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia*
e sois bondade sem limites, ó Senhor!R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R.


2ª Leitura - Fl 2,1-11

Irmãos:
1Se existe consolação na vida em Cristo,
se existe alento no mútuo amor,
se existe comunhão no Espírito,
se existe ternura e compaixão,
2tornai então completa a minha alegria:
aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor;
vivei em harmonia, procurando a unidade.
3Nada façais por competição ou vanglória,
mas, com humildade, cada um julgue
que o outro é mais importante,
4e não cuide somente do que é seu,
mas também do que é do outro.
5Tende entre vós o mesmo sentimento
que existe em Cristo Jesus.
6Jesus Cristo, existindo em condição divina,
não fez do ser igual a Deus uma usurpaçóo,
7mas ele esvaziou-se a si mesmo,
assumindo a condição de escravo
e tornando-se igual aos homens.
Encontrado com aspecto humano,
8humilhou-se a si mesmo,
fazendo-se obediente até a morte,
e morte de cruz.
9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo
e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.
10Assim, ao nome de Jesus,
todo joelho se dobre no céu,
na terra e abaixo da terra,
11e toda língua proclame : "Jesus Cristo é o Senhor"
- para a glória de Deus Pai.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes
e anciãos do povo:
28Que vos parece?
Um homem tinha dois filhos.
Dirigindo-se ao primeiro, ele disse:
`Filho, vai trabalhar hoje na vinha!"
29O filho respondeu: `Não quero".
Mas depois mudou de opinião e foi.
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa.
Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou".
Mas não foi.
31Qual dos dois fez a vontade do pai?"
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam:
"O primeiro."
Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo,
que os publicanos e as prostitutas
vos precedem no Reino de Deus.
32Porque João veio até vós, num caminho de justiça,
e vós não acreditastes nele.
Ao contrário,
os publicanos e as prostitutas creram nele.
Vós, porém, mesmo vendo isso,
não vos arrependestes para crer nele.
Palavra da Salvação.


LEIA MAIS EM NOSSA PÁGINA! CLICK AQUI!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

S. Pio de Pietrelcina

Branco. 6ª-feira da 25ª Semana Tempo Comum
S. Pio de Pietrelcina Presb, memória








São Pio de Pietrelcina Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!