quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ordenação diaconal de Ir. Wellington, CP


Deus ama o ser humano de tal forma que lhe presenteia com vários dons e, a alguns ainda dá o selo da vocação a vida Religiosa e ao ministério ordenado.

A Igreja e a Congregação celebrarão no dia 19 de junho de 2011, na Igreja de Santa Maria Goretti em Itabuna-Ba a ordenação diaconal de um de seus filhos que respondeu sim ao chamado de Deus. Pelas imposição das mãos de Dom Tommaso Cascianelli, CP (Bispo diocesano de Irecê-Ba) e oração da Igreja foi ordenado Diácono o Religioso Ir. Wellington S. Pires, CP.

Diác. Wellington, o Senhor te cubra de bênçãos pela interseção de São Paulo da Cruz para exercer o teu ministério de serviço na Igreja junto ao Povo de Deus.


Retiro comunitario


São Paulo da Cruz nos deixou como missão sermos homens de oração. Imbuídos neste espírito, nos dia 16 a 18 de junho, para enceramento do semestre aconteceu na Comunidade São Gabriel de N. Sra. das Dores, na cidade de são Salvador da Bahia o Retiro comunitário com a participação de todos membros da mesma. O Retiro foi pregado pela Religiosa Passionista Ir. Mirian de Sousa Vieira, que ultimamente reside em Barra do Mendes-Ba.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Festa de Santo Antônio na Igreja de N. Sra. da Boa Viagem


A fé do Povo de Deus se manifesta de diversas formas que enriquece e anima a caminha do Cristão na presença amorosa de Deus que com todos eles caminha. Entre essas formas esta a prática devocional, o amor e o respeito pelos santos(as) expressa nos tríduos, novenas e trezenas a eles dedicados.

A Paróquia de N. Sra. da Boa Viagem não fica a desejar na prática desses atos de fé. De 1 a 13 deste mês corrente de junho de 2011 celebrou-se o Trezenário em honra a Santo Antônio com o tema “Santo Antônio: homem do Evangelho”, contando com numerosa participação dos paroquianos e dos devotos do Santo. Além dos Religiosos Passionistas servem nesta Paróquia na pessoa do Pároco Pe. Adilson Santana, CP e seus Vigários Paroquiais Pe. Uidelfonso Machado, CP e Pe. Everaldo Pires, CP, os Formandos: Ir. Edilberto, Ir. Firmino, Ir. Lucas, Alexandre, João Paulo, Vanildo e o casal festeiro João de Deus e Dagmar, contou-se com a presença de alguns Sacerdotes convidados: Pe. Cristovam (Saletino), Pe. Lazaro (Paróquia N. Sra. da Penha e França), Frei Pedro Junior (Religioso Fraciscano), Pe. José Cralos, CP (Comunidade Passionista Jesus Crucificado – Jequié-Ba), Dom Filipe ( Monge Beneditino), Pe. Adilton Lopes (Basílica de N. Sra. da Conceição da Praia), Pe. Davi (Paróquia Stª. Maria Goretti – Comunidade Passionista S. Paulo da Cruz – Itabuna-Ba) Pe. Tiago (Diocese de N. Sr. do Bonfim-Ba).

Este belo ato de fé do Povo de Deus teve seu ponto maximo no dia de Santo Antônio na Santa Missa festiva da segunda-feira dia 13 junho de 2011 às 19hs com a Igreja de N. Sra. da Boa Viagem lotada de fieis fervorosos celebrando, rezando e cantando louvores a Deus pela interseção de Santo Antonio.








domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes

Não está ouvido o estrondo? Não está sentindo o vento forte? Não vê as línguas de fogo que estão sobre nós? Ainda continua mundo sem proclama a Palavra? Não entendo, hoje é Pentecostes e continuas como se não estivesse acontecendo nada! Inerte com tudo que aconteceu e esta acontecendo hoje! Acorde é festa, solenidade do Espírito Santo vivificando a Igreja e todos nós.

Os discípulos de Jesus estavam reunidos para Festa de Pentecostes ( festa das sete semanas depois da páscoa, o quimquagésimo dia, em grego pentekoste: Ex 34,22) e ouviram um grande barulho, estrondo, uma forte ventania e então apareceram línguas com se fosse de fogo, ficaram repletos do Espírito Santo (cf. At 2,1-11), foi o sopro de Deus através de Jesus Cristo Ressuscitado (cf Jo 20,19-23).

E logo depois começaram a falar, a anunciar a Palavra, pois foram enviados por Cristo como relata o Evangelista João: “ como o Pai me enviou, eu também vos enviou “. Com esse envio os Apóstolos falavam, anunciavam, com a força do Espírito Santo nas suas próprias línguas e todos que ali estavam para a Festa de Pentecostes em Jerusalém ouviam na sua própria língua, mostra para nos a universalidade da proclamação da Palavra, do anuncio até os confins do mundo.

Ali, naquele momento nasce a Igreja Missionária, a anunciadora da Palavra a todos os povos e culturas do mundo. Pois o Espírito suscita nos corações de muitos discípulos-missionários do Senhor o desejo, a coragem e dinamismo para colocar os seus dons que provém do mesmo Espírito para ir aos lugares mais lógicos para levar a Boa Nova, anunciar e testemunhar Jesus Cristo.

Hoje a Igreja movida pelo Espírito Santo, nos mostra também novas formas de anúncio e testemunho da Boa Nova, de sermos discípulos-missionários também em nossa própria terra, na nossa comunidade, na nossa família, nos lugares em que nos encontramos para estudar, divertir. Ou seja, por a serviço os dons provenientes da efusão do Espírito Santo em nós em meio, também, ao ambiente que vivemos.

Não tenhamos medo, sejamos corajosos no anúncio e testemunhas do Evangelho em todos os lugares, pois somos animados e fortalecidos pelo Espírito Santo. Amém.

sábado, 11 de junho de 2011

Vigília de Pentecostes 2011

Na noite do último sábado dia 11 de junho de 2011, depois da décima primeira noite do Trezenário em honra a Santo Antônio, os paroquianos da Paróquia N. Sra. da Boa Viagem juntamente com a motivação dos Religiosos Passionistas e as Irmãs de Santa Cruz realizarão a Vigília de Pentecostes.

Neste ano foi realizada de forma dinâmica em tendas, onde se rezou em cada uma, um Dom do Espírito Santo. Foi uma Vigília orante, dinâmica e itinerante.

Que o Espírito Santo ilumine a todos na caminhada a serviço do Reino de Deus, amém.

Fotos: Marcia Oliveira

Para refletir

Uma garotinha foi para o quarto e pegou um vidro de geléia que estava escondido no armário e derramou todas as moedas no chão.
Contou uma por uma, com muito cuidado, três vezes. O total precisava estar exatamente correto. Não havia chance para erros.
Colocando as moedas de volta no vidro e tampando-o bem, saiu pela porta dos fundos em direção à farmácia Rexall, cuja placa acima da porta tinha o rosto de um índio.
Esperou com paciência o farmacêutico lhe dirigir a palavra, mas ele estava ocupado demais. A garotinha ficou arrastando os pés para chamar atenção, mas nada. Pigarreou, fazendo o som mais enojante possível, mas não adiantou nada. Por fim tirou uma moeda de 25 centavos do frasco e bateu com ela no vidro do balcão. E funcionou!
- O que você quer? - perguntou o farmacêutico irritado. - Estou conversando com o meu irmão de Chicago que não vejo há anos -, explicou ele sem esperar uma resposta.
- Bem, eu queria falar com o senhor sobre o meu irmão -, respondeu Tess no mesmo tom irritado. - Ele está muito, muito doente mesmo, e eu quero comprar um milagre.
- Desculpe, não entendi. - disse o farmacêutico.
- O nome dele é Andrew. Tem um caroço muito ruim crescendo dentro da cabeça dele e o meu pai diz que ele precisa de um milagre. Então eu queria saber quanto custa um milagre.
- Garotinha, aqui nós não vendemos milagres. Sinto muito, mas não posso ajudá-la. - explicou o farmacêutico num tom mais compreensivo.
- Eu tenho dinheiro. Se não for suficiente vou buscar o resto. O senhor só precisa me dizer quanto custa.
O irmão do farmacêutico, um senhor bem aparentado, abaixou-se um pouco para perguntar à menininha de que tipo de milagre o irmão dela precisava.
- Não sei. Só sei que ele está muito doente e a minha mãe disse que ele precisa de uma operação, mas o meu pai não tem condições de pagar, então eu queria usar o meu dinheiro.
- Quanto você tem? - perguntou o senhor da cidade grande.
- Um dólar e onze cêntimos -, respondeu a garotinha bem baixinho. - E não tenho mais nada. Mas posso arranjar mais se for preciso.
- Mas que coincidência! - disse o homem sorrindo. - Um dólar e onze cêntimos! O preço exato de um milagre para irmãozinhos!
Pegando o dinheiro com uma das mãos e segurando com a outra a mão da menininha, ele disse:
- Mostre-me onde você mora, porque quero ver o seu irmão e conhecer os seus pais. Vamos ver se tenho o tipo de milagre que você precisa..
Aquele senhor elegante era o Dr. Carlton Armstrong, um neurocirurgião. A cirurgia foi feita sem ônus para a família, e depois de pouco tempo Andrew teve alta e voltou para casa.
Os pais estavam conversando alegremente sobre todos os acontecimentos que os levaram àquele ponto, quando a mãe disse em voz baixa:
- Aquela operação foi um milagre. Quanto será que custaria?
A garotinha sorriu, pois sabia exatamente o preço: um dólar e onze cêntimos! - Mais a fé de uma criancinha.
Em nossas vidas, nunca sabemos quantos milagres precisaremos.
Um milagre não é o adiamento de uma lei natural, mas a operação de uma lei superior.
Graça e benção de Deus.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mãe Nossa

Mãe Nossa,
que preencheis todos os espaços do universo,
glorficada seja eternamente a tua plenitude.
Venha a nós a tua infinita energia.
Seja respeitada a dignidade da vida no finito e no infinito,
no corpo, na razão e no coração.
O sustento de todas as dimensões seja justamente partilhado.
Aceita nossas desculpas como aceitamos
as de nossas companheiras e companheiros.
Desperta a humanidade para a beleza da vida,
pois à vida pertence toda a paz e utopia. AMÉM.

Aninha - Presidente Prudente/SP

segunda-feira, 6 de junho de 2011

UTILIDADE PUBLICA

A partir desta segunda-feira (6), a Receita Federal deixará de emitir o cartão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em formato plástico e emitirá apenas o Comprovante de Inscrição no cadastro.

O comprovante é emitido no ato do atendimento realizado pelas unidades conveniadas à Receita, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, mas também já pode ser obtido por meio da internet, no site do órgão (receita.fazenda.gov.br).

Pelo site também é possível imprimir a segunda via do comprovante quantas vezes forem necessárias.

Sem plástico
A Receita orienta que os órgãos e empresas não exijam mais o documento em formato plástico. Apenas o comprovante de inscrição é suficiente para comprovar a inscrição no cadastro.

De acordo com o órgão, a autenticidade do comprovante pode ser feita por qualquer pessoa via internet.

Outros documentos também podem comprovar a inscrição do contribuinte no cadastro:

  • Carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF;
  • Comprovante de inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal);
  • Comprovante de inscrição no CPF impresso a partir da página da Receita Federal na internet;
  • Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente

domingo, 5 de junho de 2011

Ascenção do Senhor


Querido irmão(ã), neste domingo da Ascensão do Senhor a liturgia nos proporciona uma bela e profunda reflexão sobre a missão que o próprio Jesus nos encarrega de desempenhar na nossa vida diante do mundo.

Jesus indicou o lugar da sua subida ao céu e, quando os discípulos lá chegara, com o encontro com Ele veio à última mensagem contendo nela a missão que deveriam desempenhar: ”ide e fazei, discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo que vos ordenei” (cf. Mt 28,16-20).

Com essa missão de evangelizar os discípulos observam o Mestre subir ao céu, mas com a certeza de que não ficariam sozinhos, pois Jesus os disse: “eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos mundo” (idem). Mostrando-nos que Ele próprio estará sempre presente na missão dos seus discípulos, na missão da Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus, vivificando cada experiência de fé.

Para isso os discípulos usarão um caminho para a evangelização: a Palavra, a pregação, o testemunho de vida fraterna em Cristo. E hoje nós somos convidados a também desempenhar a mesma missão usando esses mesmos caminhos e tendo a coragem de ousar-se, de fazer uso dos meios modernos de comunicação social: o rádio, a TV e ainda mais a internet com suas ferramentas modernas e rápidas de comunicação para adentrar nos lares, nas famílias, nas escolas e em todos os lugares levando a Palavra de Deus.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quatro ambientalistas são assassinados na região Norte do Brasil

Na semana passada, o Brasil foi palco de sucessivas atrocidades contra os movimentos sociais. Além do assassinato do casal de militantes José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva - assentados no Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna, no estado do Pará, o trabalhador rural Herenilton Pereira foi encontrado morto no mesmo assentamento do casal dia 28 de maio, e estava desaparecido desde o dia 26.

O casal foi brutamente assassinado com tiros na cabeça em uma emboscada, quando atravessavam uma ponte a caminho da sede do município. José Cláudio teve sua orelha decepada e levada pelos assassinos "como prova do crime", segundo nota da Comissão Pastoral da Terra de Marabá (CPT - Marabá), que esteve no local do crime. Os dois já haviam comunicado às autoridades e relatado publicamente em video (veja abaixo) as ameaças que recebiam de madeireiros e carvoeiros. O casal realizava denúncias constantes sobre violações à floresta amazônica.

Segundo comunicado do Ministério Público Federal no Pará "o casal havia informado ao MPF em Marabá nomes de madeireiros de Jacundá e Nova Ipixuna que faziam pressão sobre os assentados e invadiam suas terras para retirar madeira ilegalmente. O MPF encaminhou as denúncias à Polícia Federal e ao Ibama e já havia um inquérito aberto investigando várias madeireiras da região." Além disso, o Ibama já tinha realizado vistorias e comprovado a extração ilegal de madeira no local.

Segundo o jornal Diário do Pará o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, disse ontem em Marabá que cerca de 50 policiais civis e militares estão na região do crime fazendo buscas pelos criminosos e a Polícia Federal também deve entrar na investigação. Por ordem do Ministério da Justiça, a PF fará uma apuração própria, mas para o secretário isso não impede a cooperação.

No mesmo dia, na Câmara dos Deputados, o texto do novo Código Florestal, que facilita o desmatamento das florestas brasileiras, foi aprovado. O deputado Sarney Filho, em vista do ocorrido, leu no plenário uma nota de solidariedade ao casal e foi recebido com vaias pela bancada ruralista.

Mais assassinatos no campo

No dia da morte do casal, Herenilton e seu cunhado trabalhavam a 5 km do local onde ocorreu o assassinato, às 08h da manhã. Por volta das 8:40h, os dois presenciaram a passagem de dois homens em uma moto. "As descrições da moto, e dos dois motoqueiros, coincidem com informações prestadas à polícia por testemunhas que presenciaram a entrada, no assentamento, de dois pistoleiros horas antes do crime naquela manha de terça-feira", de acordo com nota da CPT - Marabá.

Na sexta-feira, dia 27, o militante Adelino Ramos, Dinho, sobrevivente do Massacre de Corumbiara em 1995, também foi assassinado em Rondônia, no município de Porto Velho. Outro comunicado da CPT relata que Dinho foi morto por um motoqueiro, próximo ao carro da família onde estavam sua esposa e duas filhas e que o militante "vinha denunciando a ação de madeireiros na região da fronteira entre os estados de Acre, Amazônia e Rondônia. Ele e um grupo de trabalhadores reivindicavam uma área nessa região para a criação de um assentamento".

No mesmo dia 27, no Maranhão, o sindicalista e militante quilombola, Almirandi Pereira, sofreu tentativa de assassinato. Um carro parou na porta de sua casa e disparou três tiros. Almirandi está na luta pela titulação do território quilombola do Charco, na região de São Vicente Ferrer (MA), em conflito com Gentil Gomes, pai de Manoel de Jesus Martins Gomes e Antônio Martins Gomes. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Estadual sob a acusação de serem os mandantes do assassinato de Flaviano Pinto Neto, líder do mesmo quilombo, no dia 30 de outubro de 2010.

Hoje, dia 31, a CPT participa de audiência com a ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para discutir a violência no campo e os assassinatos ocorridos na última semana. A coordenação nacional da CPT divulgou Nota Pública sobre os assassinatos, e os dados de pessoas ameaçados de morte desde o ano 2000 que acabaram sendo assassinadas.

FONTE: CEBI, por Redação Caros Amigos


Para refletir

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa
abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
- Há ratoeira na casa, ratoeira na casa !!
A galinha: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande
problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e:
- Há ratoeira na casa, ratoeira !
- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser
orar. Fique tranqüilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca e:
- Há ratoeira na casa,
- O que ? Ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira sozinho.
Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua
vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
No escuro, ela não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma
cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma
canja de galinha.
O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente
principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram
visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o
funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Moral da História: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está
diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito,
lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos!
"Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas
ainda não aprendemos a conviver como irmãos"